Sétimos anos A e B.
Brasil: Juventude em dados.
[PROJETAR]:
[LOUSA]. 1. Esse gráfico foi obtido por amostragem estatística (de cada 100 pessoas, escolhemos vinte para responder, por exemplo), e tem interpretação complexa; mas, uma leitura do que mais importa, marcado em vermelho, nos diz que a maior preocupação de jovens com idades próximas da sua é com a aparência física/seu corpo. É claro que a "indústria do corpo perfeito" (filmes, séries, academias, revistas, propagandas) sempre ajudou a piorar essa situação.
a) Pois bem, na sua opinião, por que esse tipo de indústria passou a se interessar muito por adolescentes e pré-adolescentes a já bastante tempo?
b) Curiosamente, a resposta "discriminado por ser jovem" também não é pouca. Existe alguma situação observada ou vivida por você que mostre que essa discriminação é real?
Sexto Ano A e B.
Assunto: Introdução à Violência Urbana.
{PROJETAR}
Essa é Campinas. Note bem que o mapa fala em potencial (pode acontecer, não quer dizer que vai acontecer) de violência na cidade. Um local que o mapa cita como bastante perigoso é a região do Campo Belo, que mesmo motoristas de Uber evitam acessar dependendo do horário e de que parte do bairro terão que ir. Mas não basta saber que um certo local é violento, é preciso saber por que. Como a resposta é muito mais complexa do que parece, vale a pena começar do que você imagina como sendo causa de violência em regiões como o Campo Belo (e muitas outras na cidade...).
Pergunta-se:
a)Na sua sincera opinião, quais seriam ao menos três causas dos altos níveis de violência em algumas regiões como a que dissemos?
b) O Centro de Campinas não é o local mais seguro do mundo, e aparece como de baixo risco no mapa. Como se explica isso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário