segunda-feira, 22 de abril de 2024

 23/04/2024


9 Ano A. Introdução ao assunto Geografia Urbana.

Assistir:

https://youtu.be/UGIy7mDxo1c?si=YrLCnm_j3e8SJ2uJ

[caderno]

São Paulo é caótica, veloz, acelerada, urgente: você pode vestir e ser o que que quiser em São Paulo, ela não prestará atenção em você. Não dorme nunca, e seus nervos sempre estão tensos, mas ainda é o local do dinheiro, da oportunidade, da criatividade agressiva...

Além dessas considerações, o que a canção do vídeo diz sobre São Paulo? É que diferenças existem entre essa megalópole e uma cidade "caipira" como Campinas?


6 Ano A.

Assistir, como introdução ao tema Revoluções Industriais:

Tempos Modernos


7 A. Latifundios.


"Aprumou-se e praguejou, endireitou a enxada, mas o corpo não obedeceu; vida ingrata! O chão seco, queimado, não dava mais que cactos, e o sol rachava gente e terra. Esses pedaço mísero de terreno é o que tinha, onde nem os preás passavam mais, cansados da pobreza e da fome. O coronel Laércio sim, é quem tinha terra: sumia de vista sua plantação, na parte menos seca da região. Mas botar a mão na terra do coronel era certeza de levar arreio nas costas até desmaiar, ou partir do mundo com um chumbo nas ventas. A chuva não vinha; os filhos secavam também, como a terra. A fome tinha decorado as vacas, e a noite se ouviam os fantasmas  no sertão, daqueles que tinham partido por não ter o que comer..."

(trecho de livro que não existe, tirado da minha cabeça)

1. De qual região do Brasil provavelmente fala esse texto?

2. Os pobres são milhões, e os latifundiários apenas um punhado de gente; o que será que acontece que essa gente pobre não se volta contra os latifundiários, pois a própria lei diz que a terra é direito de todos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário