SEXTO ANO A.
(Setembro Amarelo, LDB-BNCC).
Depressão é uma doença complexa, com graus variados, podendo ir da depressão leve até a grave, com IDEAÇÃO SUICIDA (a pessoa pensa nisso, o que já é muito grave). Considere que uma pessoa próxima a você esteja apresentando sinais de depressão:
O QUE NÃO SE DEVE FALAR PARA ESSA PESSOA, PARA EVITAR PIORAR A SITUAÇÃO? Três exemplos, se puder (discussão sobre as respostas na quarta).
SEXTO ANO B.
Depressão é a doença que mais incapacita pessoas no mundo (incapacitar é não conseguir trabalhar, passear, fazer coisas comuns). O Brasil é o país com maior número de deprimidos na América Latina, e isso pode ser MAPEADO.
Se um mapa mostrasse mais deprimidos em áreas ricas em Campinas, que nas áreas pobres, como você explicaria isso? (discussão sobre as respostas na quarta).
SÉTIMOS ANOS A E B.
(da seção SUDESTE do livro)
Suponha que a imensa área verde atrás do Shopping Bandeiras seja utilizada para construções populares, para até CINCO moradores. Queremos colocar lá pelo menos cem casas.
VOCÊ desenhará a FACHADA (frente) dessas casas de baixo custo e a PLANTA delas.
Ex. de planta:
NONOS ANOS A e B.
Próximo assunto: tempestades, furacões e fenômenos atmosféricos destrutivos. Sabendo disso, tente responder:
1. Suponha um furacão formado no Atlântico, costa brasileira (é extremamente improvável); CONSIDERANDO FENÔMENOS TERMODINÂMICOS E GEOGRÁFICOS, e sabendo que a distância desse furacão até Campinas é de 1.179,0 quilômetros, seria possível esse furacão atingir nossa cidade? Explique sua resposta! (nota: um furacão precisa de energia constante para se manter, e esse ponto de energia está onde ele nasce...)
2. Um furacão se forma quando as águas oceânicas atingem 26ºC. Por sua própria experiência, explique por que não temos furacões no Brasil.