quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

 SEXTOS ANOS


Sugestão:

1. Apresentação da Geografia real, um cabedal de conhecimentos milenar cujo objetivo era fazer a guerra, sendo tornada ciência apenas no século XIX; e para a escola, obviamente, a Geografia sugerida no currículo foi uma coleção de dados insossos sem objetivo estratégico algum, amontoado de informações e mapas devidamente coloridos e sem indicações do poder de um mapa bem utilizado. Nossa Geografia, ao contrário, expõe as desigualdades sócioterritoriais e suas consequências, sem dissimulações. Geografia que permita aos alunos e alunas compreender as desigualdades brasileiras e mundiais, e se preparar para enfrentar o espaço geográfico violento e segregado de uma cidade como Campinas, por exemplo.

2. Recuperando: a noção científica do surgimento da Terra e do Universo o BIG BANG e sua evolução, a teoria do BIG BOUNCE.

O Big Bounce, hipótese do "infinito recomeço": o que havia antes do Universo conhecido? Outro Universo, e outro, e outro...expansão-contração-fim, nova expansão-contração-fim....

3. Tudo é movimento: nada, absolutamente nada está "parado": estruturas geomorfológicas, rios, atmosfera, tudo é dinâmico e portanto exige análises muito mais complexas que a Geografia "tradicional escolar" costuma ensinar. Portanto, todo e qualquer mapa é uma fotografia do passado, congelada, e necessita ser lido à luz de acontecimentos hodiernos. E não separamos mais Geografia Física X Humana: tudo é político, tudo passa pela intervenção humana (política, social, cultural).

4. O que estuda a Geografia? O espaço geográfico. E o que seria isso? (Pedro, se vira...rs)


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